Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

domingo, outubro 24, 2010

A LEI DE AMOR

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Lázaro - Paris, 1862

8 O amor é o sentimento que acima de tudo resume, de forma completa, a doutrina de Jesus, e os sentimentos são os instintos que se elevam de acordo com o progresso realizado. Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor, não o amor no sentido vulgar da palavra, mas sim o sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todos os anseios e todas as sublimes revelações. A lei de amor substitui o individualismo pela integração das criaturas e acaba com as misérias sociais. Feliz daquele que, no decorrer de sua vida, ama amplamente seus irmãos em sofrimento! Feliz daquele que ama, pois não conhece nem a angústia da alma, nem a do corpo. Seus pés são leves e vive como se estivesse transportado fora de si mesmo.
Quando Jesus pronunciou a divina palavra, amor, os povos se emocionaram, e os mártires, cheios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar uma  segunda     palavra
do alfabeto divino. Ficai atentos, pois esta palavra  ergue a  laje  das
sepulturas vazias: é a reencarnação, que, triunfando sobre a    morte,
revela ao homem deslumbrado seu patrimônio intelectual. Ela já não
o conduz mais aos suplícios, mas sim à conquista de seu ser, elevado
e transformado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
Disse-lhes eu que, na sua origem, o homem possuía apenas instintos,
e aquele em que os instintos dominam está mais próximo do ponto de partida do que da chegada. Para alcançar a meta a que o homem se destina, é preciso vencer os instintos aperfeiçoando os sentimentos, ou seja, melhorando-os, sufocando os germens latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões dos sentimentos e trazem consigo o progresso, assim como a semente contém em si a árvore. Os seres menos avançados são aqueles que, libertando-se pouco a pouco de sua crisálida*, estão escravizados aos seus instintos. O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda riqueza futura depende do trabalho atual e, mais do que os bens terrenos, ele vos levará à gloriosa elevação. É então que, entendendo a lei de amor que une todos os seres, encontrareis os suaves prazeres da alma, que são o início das alegrias celestes.

9 O amor é de essência divina. Desde o maior até o menor, todos
vós possuís, no fundo do coração, a chama desse fogo sagrado. É um fato que já haveis constatado muitas vezes: o pior dos homens, o
mais perverso, o mais criminoso tem por um ser ou por um objeto
qualquer uma afeição viva e ardente, à prova de tudo que tente diminuí-la, e muitas vezes atingindo proporções admiráveis.
Dissemos por um ser ou por um objeto qualquer, porque existem entre vós indivíduos que dedicam tesouros de amor, que lhes transbordam do coração, aos animais, às plantas e até mesmo a objetos materiais:
são os solitários, críticos da sociedade, reclamando da Humanidade em geral. Eles resistem contra a tendência natural de sua alma, que procura ao seu redor afeição e simpatia; rebaixam a lei de amor ao estado de instinto. Mas, façam o que fizerem, não serão capazes de sufocar o gérmen vivo que Deus depositou em seus corações ao criá-los. Este gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e com a inteligência e, ainda que freqüentemente comprimido pelo egoísmo, é a origem das santas e doces virtudes que fazem as afeições sinceras e duráveis, que vos ajudam a percorrer a difícil e dura estrada da existência humana.
Para algumas pessoas a prova da reencarnação é inaceitável e causa horror, por acharem que outros participarão de afetuosas simpatias das quais são ciumentas. Pobres irmãos! O vosso afeto é que vos torna egoístas. Vosso amor é limitado a um círculo íntimo de parentes ou de amigos e todos os demais são indiferentes para vós. Pois bem!
* N. E. - Crisálida: corpo da borboleta quando ainda é lagarta; (neste caso) transformando, mudando o comportamento.

Fénelon - Bordeaux, 1861
Para praticar a lei de amor tal qual Deus a estabelece, é preciso que
passeis progressivamente a amar todos os vossos irmãos indistin-tamente. A tarefa é longa e difícil, mas se cumprirá. Deus assim o quer, e a lei de amor é o primeiro e o mais importante ensinamento de vossa nova doutrina, pois é ela que deve um dia destruir o egoísmo sob
qualquer forma que se apresente, porque, além do egoísmo pessoal,
há ainda o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade. Disse Jesus:
Amai ao vosso próximo como a vós mesmos; pergunta-se, qual é o
limite do próximo? Seria a família, a religião, a Pátria? Não. É toda a
Humanidade. Nos mundos superiores é o amor mútuo que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam. E o vosso Planeta, destinado a um progresso que se aproxima, para sua transformação social, verá essa lei sublime ser praticada por seus habitantes, como um reflexo da Divindade.
Os efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrena. Os mais rebeldes e os mais viciosos deverão se reformar, quando virem os benefícios produzidos por esta prática: Não façais aos outros o que não gostaríeis que vos fizessem, mas sim fazei a eles todo o bem que está ao vosso alcance.
Não acrediteis na secura e no endurecimento do coração humano. Ele cede, mesmo a contragosto, ao verdadeiro amor. É como se fosse um ímã ao qual não se pode resistir. O contato desse amor vivifica e fecunda os germens dessa virtude que estão nos vossos corações adormecidos. A Terra, morada de provações e de exílio, será então purificada por esse fogo sagrado e verá serem nela praticados a caridade, a humildade, a paciência, a dedicação, a abnegação, a resignação e o sacrifício, virtudes todas filhas do amor. Não vos canseis de ouvir as palavras de João, o Evangelista. Como sabeis, quando a enfermidade e a velhice suspenderam o curso de suas pregações, ele apenas repetia estas doces palavras: Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros.
Caros irmãos amados, praticai estas lições; sua prática é difícil, mas a alma retira delas um imenso benefício. Acreditai em mim, fazei o sublime esforço que vos peço: “Amai-vos”, e vereis a Terra se trans-
formar e tornar-se um novo paraíso, onde as almas virtuosas desfrutarão do repouso merecido.

Sansão - antigo membro da Sociedade Espírita de Paris - 1863
 
10 Meus caros companheiros de estudo, os Espíritos aqui presentes vos dizem por minha voz: Amai muito, para serdes amados.
Este pensamento é tão justo que encontrareis nele tudo o que consola e acalma as penas de cada dia. E mais ainda: praticando este ensinamento, vos elevareis de tal maneira acima da matéria que vos
espiritualizareis antes mesmo de deixar o vosso corpo terreno. Tendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, tendes agora uma certeza: a ascensão até Deus, com todas as promessas que respondem aos desejos da vossa alma. Deveis vos elevar bem alto, para julgar sem as limitações da matéria e não condenar vosso próximo sem antes terdes elevado vosso pensamento até Deus.
Amar, no sentido profundo da palavra, é ser honrado, leal, consciencioso, e fazer aos outros o que se deseja para si mesmo. É procurar ao redor de si o verdadeiro sentido de todas as dores que afligem vossos irmãos, para levar-lhes alívio. É olhar a grande família humana como sendo a sua, porque, essa família, vós a encontrareis numa outra época, em mundos mais avançados. Os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, que estão predestinados a se elevar ao infinito. É por isso que não podeis recusar a nenhum de vossos irmãos o que Deus generosamente vos deu – o amor –, tal qual, por vossa parte, felizes seríeis se os vossos irmãos vos dessem tudo do que necessitais. Dai a todos os sofredores uma palavra de esperança e de apoio, para que sejais todo amor, todo justiça.
Acreditai que estas sábias palavras: “Amai muito, para serdes ama-
dos”, seguirão seu caminho. Elas são revolucionárias e obedecem a um traçado que é fixo, invariável. Mas vós, que, me escutais, já ganhastes algo. Sois infinitamente melhores hoje do que há cem anos. Mudastes de tal modo para melhor que aceitais de forma confiante uma grande quantidade de novas idéias sobre a liberdade e a fraternidade, que antigamente teríeis rejeitado. Assim é que, daqui a cem anos, aceitareis com a mesma facilidade outras idéias que ainda não puderam entrar na vossa cabeça.
Hoje, que o movimento espírita avançou a grandes passos, vede com que rapidez as idéias de justiça e de renovação contidas nos ensinamentos dos Espíritos são aceitas por boa parte do mundo inte-
ligente. É que essas idéias correspondem a tudo o que existe de divino em vós. É que estais preparados por uma semeadura produtiva: a do último século, que implantou na sociedade as grandes idéias de progresso. E como tudo se encadeia sob a orientação do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas estarão contidas na troca universal de amor ao próximo. Por ele, os Espíritos encarnados melhor compreendendo e sentindo-se unidos como irmãos, fraternalmente, até os extremos de vosso Planeta, se reunirão para se entender e se amar, para acabar com todas as injustiças e todas as causas de desentendimentos entre os povos.
Este grande pensamento de renovação pelo Espiritismo, tão bem exposto n’O Livro dos Espíritos, produzirá o extraordinário milagre dos próximos séculos vindouros: o da união de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação deste ensinamento bem entendido: “Amai muito, para serdes amados”.

do: OEVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
.......................................................................................