Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

domingo, maio 02, 2010

Gentileza gera gentileza


Já ouviu a frase "Gentileza gera gentileza"?

Pois é com seu autor que começamos nossa nova série sobre grandes figuras masculinas do passado e do presente.

Mas, afinal, quem foi esse cara?

José Datrino, nome de batismo, nasceu no dia 11 de abril de 1917, na cidade de Cafêlandia-SP, cuidando desde cedo da terra e de animais.

Possuía um comportamento atípico desde criança, dizendo ter visões sobre o que seria a sua missão na terra. Quando adulto, já morando no estado do Rio de Janeiro, investiu no ramo dos transportes, se tornando um empresário dono de uma transportadora de cargas sediada no centro da cidade do Rio.


Link YouTube | "Amor é o que falta" (assista a mais vídeos aqui)

A tragédia dos 500 mortos no Gran Circus mudou sua vida

Sua vida mudou a partir da grande tragédia que assustou todo o Brasil. Quando o "Gran Circus Norte-Americano", pegou fogo e matou aproximadamente 500 pessoas.

No dia do incêndio, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. Após esse fato, pegou um de seus caminhões e foi até o local em que o circo estava instalado.

Durante muitos anos, fez daquele local sua morada e das cinzas uma plantação de flores, onde recebeu o apelido de "José Agradecido" ou, simplesmente, "Profeta Gentileza", dando o nome de "Paraíso Gentileza" para o local que foi palco de muitas alegrias e uma profunda tristeza.

Dali em diante passou a pregar na barca que fazia o trajeto Rio – Niterói, distribuindo flores, amor e gentileza a quem a frequentava.

Escolheu o viaduto do Caju – local que liga o cemitério do Caju até a rodoviária – para ser o seu mural.

Encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde, amarelo e preto com o fundo branco, onde fazia sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização, pintando-as no alto para que as pessoas que chegavam de ônibus pudessem ler.

Para muitos, sua escrita era errada e estranha, mas, na verdade, sua escrita singular tinha todo um significado, por exemplo:

- "Amor" com um R, era amor material.
- "Amorrr" com três R, era R um do Pai, um R do Filho e um R do Espírito Santo.

Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.

Morte e a restauração do mural Gentileza no Rio

Com a sua morte, as suas obras foram tomadas pelas pichações e depois cobertas de tinta cinza. Com apoio de várias empresas e ajuda da prefeitura, todo o seu mural foi restaurado, sendo preservado até hoje. Tal projeto ganhou o nome de Rio com Gentileza.

Com o projeto, não apenas as imagens foram restauradas, mas todo o sentimento que o Profeta sempre carregava ao andar pelas ruas do Rio distribuindo sorrisos, carinho e amor ao próximo. De uma maneira inigualável, José Agradecido, conseguia melhorar o dia de cada um com um simples gesto, um simples ato. Mais do que palavras, ele deixa toda uma forma de cuidar e olhar para o próximo, usando apenas a gentileza.

Sua vida já foi retratada em livro, filme e em várias teses por diversas faculdades.

Foi homenageado por músicos como Gonzaguinha nos anos 80, por Marisa Monte nos anos 90 (sua homenagem mais famosa), pela Escola de Samba do Grande Rio e ganhou até espetáculo de circo sobre seus ensinamentos.


Link YouTube | Música de Marisa Monte dedicada ao Gentileza

FONTE: http://papodehomem.com.br/homens-que-voce-deveria-conhecer-profeta-gentileza-jose-datrino/#comment-48040386