Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

quarta-feira, março 31, 2010

Entenda o significado da Páscoa:




1. A quaresma é o período de 40 dias que começa na Quarta-feira de Cinzas e antecede à Páscoa. Para os cristãos, representa um momento de reavaliação de sua conduta, recordando os 40 dias que Jesus jejuou no deserto. Começa depois do Carnaval.

2. A data da Páscoa é móvel, pois é celebrada na primeira lua cheia depois da entrada do outono (no hemisfério sul) ou da primavera (no hemisfério norte). É o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio, mas a data da Lua Cheia não é a real e sim a definida pelas Tabelas Eclesiásticas.

3. A Semana Santa começa no Domingos de Ramos, que é o domingo anterior ao da Páscoa. Na Igreja há a leitura da entrada de Jesus em Jerusalém para comemorar a Páscoa dos Judeus: o Pessach. Simbolizando a data, são benzidos ramos de oliveiras e palmeiras e os fiéis são convidados a pensar sobre o sofrimento de Cristo em seu caminho para o Calvário.

4. Na Quinta-feira Santa há a celebração da Ceia do Senhor, onde é instituída a Eucaristia. Há ainda a cerimônia do Lava-Pés, que representa uma lição de humildade pois, ao lavar os pés de seus discípulos, Jesus mostra que o centro da missão cristã é o serviço.

5. A Sexta-feira é reservada para silêncio e reflexão: o dia em que Jesus morreu na cruz por nós. Lê se o relato da paixão, comunga-se as hóstias consagradas na noite anterior e faz-se procissões Via-Sacra com 15 estações. Os católicos ficam sem comer carne vermelha.

6. Ao meio-dia de Sábado, há a “malhação” do Judas devido a sua traição à Jesus.

A noite do Sábado é chamada de Sábado de Aleluia ou Vigília Pascal. Os cristãos aguardam a ressurreição de Cristo.

7. Domingo é a Páscoa. Muitas das tradições ligadas à Páscoa originaram-se das festas pagãs, celebrando a chegada da primavera. Outras vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica que comemora a saída dos judeus do Egito conduzidos por Moisés durante o reinado do faraó Ramsés II, representando a passagem da escravidão para a liberdade.

Para os cristãos, simboliza a ressurreição de Jesus Cristo.
AMOSAM - Grupo do Apenas Gifs Animadas

.............................................................................

sexta-feira, março 26, 2010

Sábias palavras do Calunga



Deus na sua imensa sabedoria, dá tudo para que você possa viver com tranqüilidade nesta vida.
E você está ai desiludido, e infeliz, sonhando em se transformar numa outra pessoa, freqüentar outro ambiente, ter um monte de coisas que acha necessário para a sua sobrevivência, para o seu conforto.
Mas não insista em lutar por uma transformação que não está reservada para você. Não teime em tentar ser alguém diferente do seu jeito natural, alguém que não tem a sua forma independente e única de ser. Pare de invejar o outro, pare de querer ter o que se encontra no outro lado da vida. Não insista com idéias que muitas vezes não correspondem às idéias que Deus traçou para você.
Quantas vezes você entrou numa luta de conquistas pensando estar correndo atrás da sua felicidade e, no final, só deparou com frustrações.
A sua felicidade não está em suas ilusões. Não está, não.
Por quantas vezes você já se decepcionou com os amigos, sentindo até rejeição deles! Sentindo-se alijado, jogado de lado, humilhado? Pois é, na verdade os seus verdadeiros amigos não estavam naquele grupo, muito menos ali estava a sua felicidade.
Bastava você compreender que naquele grupo não se encontravam as suas amizades espirituais, muito menos possibilidade de realização como ser humano.
Mas você sofreu. Valorizou o grupo, se deixou levar pelas impressões e necessidades sociais (grifo meu) e não atendeu a sua verdadeira luz, à sua possibilidade de caminhar sem modelos.
Para que brigar contra o que não é seu?
Para que enfiar na cabeça que aquilo que você insiste em querer e não consegue seja a única alternativa para a sua felicidade?
Sabe de uma coisa? Eu vou ensinar a melhor política, o que você deve fazer para enfrentar a sua teimosia: brigue, lute, contra você mesmo, contra as suas ilusões.
Toda vez que você perceber que está indo contra a sua natureza, que o seu lado pessoal está ativo, pare e medite. Converse com você mesmo, dialogue com Deus:
“Sabe Deus, você me fez assim, desse meu jeito único. Eu não vou mais brigar com o meu modo de ser, não quero mais mudar. Não vou ser pessoal e entrar na energia dos outros. Não vou ligar pra minha pessoa e muito menos para o que falam e pensam de mim. Não vou sofrer por isso não. Vou deixar de acreditar que eu sou o errado só porque as pessoas – e eu mesmo – não gostam de mim como eu sou. Não vou mais brigar comigo, por que se eu continuar a fazê-lo, eu estarei negando a sua obra realizada em mim. Não quero mais lutas internas, não quero mais brigas com o mundo. Eu sou assim mesmo e que seja feita a sua vontade. Se me fizeste assim é por que com certeza me reservaste um bom lugar para mim, com pessoas que comunguem com o meu jeito, com as minhas diferenças. Há certamente um bom lugar onde eu possa me realizar. Não vou fazer mais nada, vou deixar a minha energia fluir.”
Pois é, quando você começar a pensar e agir pela sua natureza, você vai compreender que as suas dificuldades não são causadas pelo que você é interiormente, mas sim pelo que você quer ser por fora, para o mundo.
Vai acabar percebendo quanta crença você deu para o que falam de você ou o quanto você insistiu para ser aceito pelos outros. Enfim, vai ficar muito claro o quanto você veio se afastando do seu mundo. A vida quer que você esteja sempre do seu lado, em qualquer circunstância, e se torne uma pessoa exuberante, impessoal. E a sua exuberância, adquirida através do seu novo jeito, impessoal de se posicionar frente ao mundo, deve em primeiro lugar, ser assumida e admirada por você mesmo.
Você tem que gostar de ser exuberante, assumir sua independência sem medo de ferir os outros, sem medo de não se encaixar. Você tem é que se encaixar na sua natureza sem esperar o reconhecimento dos outros. Mostre-se abertamente, sem medo de ser julgado sem receio de ser julgado, sem receio de sentar no banco dos réus sem se culpar por ter encontrado finalmente o caminho da felicidade.
Não aceite ficar no tribunal da vida, não faça de ninguém o seu juiz por ter se libertado. Se deixe levar pelo seu dom, que é o exercício da impessoalidade, sinta-se com coragem para se garantir frente àqueles que certamente vão querer te derrubar, te criticar.
Afinal, basta compreender que ninguém tem que gostar da gente, e se está incomodando um ou outro, o problema é deles. E já que o problema é deles, eles é que fiquem nervosos, não é?
O sentimento do outro não pode ser o seu referencial, não pode nunca te atingir, mudando o seu rumo. Você pode ficar de mal com o mundo, mas nunca contra você mesmo.
Calunga e Gasparetto


..................................................................................

segunda-feira, março 22, 2010

Divulgando a Doutrina Espirita



Algumas coisas que estão acontecendo ou irão acontecer ao longo deste ano.
1) Dia 2 de abril - 6ª feira - 20 horas - preces e vibração coletivas em todos os núcleos espíritas, lembrando nosso querido Chico Xavier, seus exemplos de amor ao próximo e pela Paz em nosso planeta.
2) Dia 11 de abril - domingo- 9 às 12 h - em comemoração aos 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier, haverá um evento aberto à máxima participação popular, a ser realizado em São Paulo, no Parque Ibirapuera e em diversas regiões de São Paulo, simultâneamente.
Programação - 1 hora de apresentações artisticas, palestras curtas e depoimentos ligados ao testemunho de abnegação e dedicação do querido Chico e finalização nos últimos 15 minutos com uma vibração pela paz mundial.
Várias cidades irão também promover seus eventos, entre elas, São Paulo, Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
3) LIVRO ESPÍRITA NA TV
O livro espírita “A Proposta do Coronel”, do autor Ariovaldo César Junior, foi anunciado pelo apresentador Ronnie Von no Programa Todo Seu – TV Gazeta, no período de 19 até 28 de janeiro de 2010, diariamente a partir das 22h15min.
Na página da internet www.tvgazeta.com.br/todoseu, há um espaço para sugestões de temas para o programa.
Participe e dê sua sugestão para que outros temas espíritas sejam abordados no programa.
É mais uma oportunidade para vermos o Espiritismo ser divulgado nos meios não-espíritas.
4) NOVELA ESPÍRITA NA GLOBO
A Doutrina Espírita será tema da próxima novela das seis na Globo. Elizabeth Jhin é autora da novela "ALÉM DA VIDA”, que terá como protagonista o ator Humberto Martins, um pai atormentado pelo espírito desencarnado do filho (Jayme Matarazzo Filho) morto em um acidente e que volta do umbral para atrapalhar a vida amorosa do pai que se apaixonará perdidamente por sua ex-namorada (Nathália Dill).
O tema será a obsessão e a lei de causa e efeito.
A novela começará a ser apresentada em abril/2010.
Tanto a autora, como os três atores principais estão estudando as obras do espírito André Luiz para poderem compor a trama e os personagens.
Uma área enorme do Projac foi reservada para ambientar o umbral. Um campo de golfe próximo ao jardim Botânico será usado para as cenas que se passarão na colônia Nosso Lar.
Segundo a autora a novela trará um diferencial; será colocada uma mulher como chefe do umbral. A atriz Joana Fomm está sendo sondada para viver um espírito maligno que comanda boa parte do umbral, para onde o rapaz será levado após a morte. Ela o incentivará a se vingar.
Qual a contribuição de uma novela da rede globo para a divulgação da Doutrina Espírita, para quem não conhece nada sobre o Espiritismo? E N O R M E !!!!!!
5) HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE REENCARNAÇÃO
Maurício de Sousa tem abordado o tema reencarnação nos quadrinhos da Turma da Mônica.
Dessa forma as crianças vão se familiarizando, naturalmente, com temas como reencarnação.
6) FILME NOSSO LAR NOS CINEMAS
Na esteira do sucesso de "Bezerra de Menezes", o novo roteiro de temática espírita deve ser o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. O projeto é da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Cinética Filmes.
O roteiro é baseado no livro "Nosso Lar", primeiro romance trazido pelo médium mineiro Chico Xavier, da série em parceria com o espírito do médico André Luiz. Narra sua trajetória depois de desencarnar, passando pela cidade espiritual que dá nome ao livro, até retornar à Terra para rever seus familiares. Em essência, "é a história de um homem que vai aprender a amar a si e aos semelhantes - e a Deus sobre todas as coisas".
Publicado inicialmente em 1944, o livro encontra-se em sua 58ª edição e, em breve, alcançará a marca de dois milhões de exemplares vendidos.
" O público vai se sentir muito honrado de ser um adepto do Espiritismo e vai gostar de ver um filme de grande impulso para a difusãp da Doutrina Espírita" - frase de Renato Prieto, publicada na Folha Espírita de fevereiro/2010.
O filme será lançado em 2010.
Nosso Lar nos CINEMAS!!!!!
7) FILME CHICO XAVIER NOS CINEMAS
Em 02/04/2010 estreará, nos cinemas, Chico Xavier, o filme.
Sobre a vida de Chico Xavier . Produzido pela Globo Filmes e Estação da Luz;
Com direção de Daniel Filho;
Distribuído pela Columbia/Sony Pictures;
Com música de Egberto Gismonti e Olívia Byngton;
Participarão do elenco:
Nelson Xavier: Chico Xavier (1969/1975)
Ângelo Antônio: Chico Xavier (1931/1959)
Matheus Costa: Chico Xavier (1918/1922)
Tony Ramos: Orlando
Christiane Torloni: Glória
Giulia Gam: Rita
Letícia Sabatella: Maria
Giovanna Antonelli: Cidália
Paulo Goulart: Saulo Gomes
Cássia Kiss: Iara
Cássio Gabus Mendes: Padre Júlio Maria
Rosi Campos: Cleide
Ana Rosa: Carmem
Chico Xavier nos CINEMAS!!!!!!! e com esse elenco e essa direção!
8) Documentário "AS CARTAS" - dirigido por Cristina Grumbach
Previsto para lançamento no primeiro semestre de 2010, o filme conta a história de pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, principalmente mães que tiveram filhos desencarnados precocemente.
O filme mostra o cenário religioso-cultural brasileiro a partir de contatos com o além.

* Reportagem completa sobre os filmes "Nosso Lar, Chico Xavier e As Cartas', foi publicada na Folha Espírita, pag. 8, fevereiro de 2010.
9) PROGRAMA TRANSIÇÃO NA REDE TV – CANAL ABERTO
Programa Espírita, semanal, vai ao ar todos
os domingos na REDE TV ás 15:15 horas.
Programa Espírita em CANAL ABERTO de televisão!!!!!
10) SELO COMEMORATIVO AO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CHICO XAVIER.
A Comissão Filatélica Nacional, órgão pertencente aos Correios que analisa os motivos dos selos, aprovou o pedido de homenagear com selo comemorativo o centenário do nascimento do médium Francisco Cândido da Silva Xavier, o Chico Xavier.
Chico nasceu em 02/04/1910 na cidade de Pedro Leopoldo (MG)
A Efígie do Chico estará circulando em milhares de correspondências!
11)Quem quiser ver a história em quadrinhos completa: http://www.monica.com.br/comics/reencarnacao/welcome.htm
Trailer do filme Chico Xavier:
http://www.youtube.com/watch?v=UFB9jF7s8dY
Todos os Programas Transição já exibidos:
http://www.programatransicao.tv.br/Como os amigos podem ver, muitas coisas estão acontecendo ou acontecerão FORA do meio Espírita, por iniciativa de Espíritas ou não, mas que com certeza auxiliarão muito na divulgação do ESPIRITISMO.
Que cada um de nós, no seu possível, aproveite que o interesse da população será despertado e utilize todas as oportunidades possíveis para colaborar na divulgação da nossa querida DOUTRINA, seja promovendo eventos, preferencialmente fora das casas espíritas, para que esse público compareça com mais facilidade ou convidando amigos e parentes a participar desses eventos.
Convidando amigos a assistir uma palestra e conhecer o Centro Espírita, indicando a leitura de um bom livro, enfim realmente aproveitando as oportunidades que aparecerem.
Lembrando que o objetivo não é tornar ninguém Espírita, mas divulgar as idéias Espíritas, respeitando as convicções religiosas de cada um. Afinal somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai, independente do nome que lhe atribuímos e da religião que adotamos.
Mãos a obra! Jesus nos abençoa e protege! Um Abraço fraterno
Edson do C. E. Semeadura de Jesus, em Guarulhos (SP)



.............................................................................

sábado, março 20, 2010

Dia do blogueiro




Hoje 20 de março é o Dia do Blogueiro

.................................................................................

QUINDINS NA PORTARIA






Martha Medeiros


Estava lendo o novo livro do Paulo Hecker Filho, Fidelidades, onde, numa de suas prosas poéticas, ele conta que, antigamente, deixava bilhetes, livros e quindins na portaria do prédio de Mário Quintana: "Para estar ao lado sem pesar com a presença". Há outras histórias e poemas interessantes no livro, mas me detive nesta frase porque não pesar aos outros com nossa presença é um raro estalo de sensibilidade.

Para a maioria das pessoas, isso que chamo de um raro estalo de sensibilidade tem outro nome: frescura.

Afinal, todo mundo gosta de carinho, todo mundo quer ser visitado, ninguém pesa com sua presença num mundo já tão individualista e solitário.
Ah, pesa. Até mesmo uma relação íntima exige certos cuidados.

Eu bato na porta antes de entrar no quarto das minhas filhas e na de meu próprio quarto, se sei que está ocupado.
Eu pergunto para minha mãe se ela está livre antes de prosseguir com uma conversa por telefone.
Eu não faço visitas inesperadas a ninguém, a não ser em caso de urgência, mas até minhas urgências tive a sorte de que fossem delicadas.
Pessoas não ficam sentadas em seus sofás aguardando a chegada do Messias, o que dirá a do vizinho.
Pessoas estão jantando.
Pessoas estão preocupadas.
Pessoas estão com o seu blusão preferido, aquele meio sujo e rasgado, que elas só usam quando ninguém está vendo.
Pessoas estão chorando.
Pessoas estão assistindo a seu programa de tevê favorito.
Pessoas estão se amando.
Avise que está a caminho. Frescura, jura? Então tá, frescura, que seja.
Adoro e-mails justamente porque são sempre bem-vindos, e posso retribuí-los, sabendo que nada interromperei do lado de lá.
Sem falar que encurtam o caminho para a intimidade.
Dizemos pelo computador coisas que, face a face, seriam mais trabalhosas.
Por não ser ao vivo, perde o caráter afetivo?
Nem se discute que o encontro é sagrado.
Mas é possível estar ao lado de quem a gente gosta por outros meios.
Quando leio um livro indicado por uma amiga, fico mais próxima dela.
Quando mando flores, vou junto com o cartão.
Já visitei um pequeno lugarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido, anos antes. Também é estar junto.
Sendo assim, bilhetes, e-mails, livros e quindins na portaria não é distância: é só um outro tipo de abraço.

....................................................................................

segunda-feira, março 15, 2010

Não quero sentimentos egoístas

textinho da






Quero liberdade de ir e vir

De decidir

De querer ou não

Não quero compromissos que não são meus

Quero apenas o meu caminho

Traçado por mim

As minhas escolhas e responsabilidades sobre elas

Não aceito mais repressão

Meu tempo de explicações já se foi

Agora nada mais explicarei e nem quero ouvir de outros

Quem me aceita como sou (muito eu)

Tem a minha amizade e meu apreço

Não quero mais julgamentos nem sentimentos miseráveis

De pessoas pequenas que nem amor a si tem

Não quero mais depressões de quem não se ocupa e se passa por “coitadinho”

Quero crescer, evoluir e ter gente crescendo à minha volta

Quero liberdade

Pois não há preço

E não permito que me tirem o que de mais precioso a vida me dá.

Só quem é livre das amarras, sabe amar, aceitar e viver feliz

Quem quer amordaçar se amordaça mais rápido, se compromete e cobra comprometimentos seus aos que manipula.

Sou livre, não permito que me manipulem, nem com cobranças, nem com chantagens emocionais, o que é de uma pobreza espiritual muito grande.

Não sou médica ou psicóloga, portanto não resolvo problemas de ninguém de ordem

Mental.

Há lugares específicos pra se buscar ajuda e há Tb centros espíritas, igrejas.

Não coloque seus problemas em ombros alheios, se resolva, vá atrás, se ocupe, leia, faça um curso, chega de choradeiras que não levam a lugar nenhum.

Cresça, não seja um fardo...faça trabalho voluntário, mas não use ninguém, vá lá e faça...sózinho. Doe-se.



.................................................................................

sexta-feira, março 12, 2010

Crônica da mulher madura




Assim como a noite depois do dia, que não mais pode ser da natureza do dia, mas no seu escuro, nas suas estrelas, tem um encanto que por ser diverso não deixa de ser um encanto. Assim como nas sucessões do tempo de toda a natureza, da flor que fenece e cai e se ergue em outra a partir dos grãos derramados até a onda do mar que se espraia e se desfaz e se refaz dos seus restos em nova onda, assim o amor à mulher madura também se faz um sentimento curtido, de marcas e rugas que entranham à vista o sol que se foi e se organiza em nova pele. Que não tem a elasticidade e o frescor dos primeiros anos. Mas que tem um sabor íntimo do vinho de que se aprendeu a gostar, uma cumplicidade de lições apreendidas ao toque sem palavras, que o rebento dos primeiros fogos não poderiam construir.

Pois não é próprio do fogo o consumo e o autoconsumo voraz no incêndio, mas lento depois até as brasas que por fim esfriam? Pois sendo próprio do fogo a destruição inexorável, linear e de sentido único, do começo para o fim e sempre, é no entanto mais próprio da coisa humana o guardar semelhança com os fenômenos naturais, mas sem se deixar reduzir ao que não tem o salto e a qualidade da pessoa. Se os primeiros anos de amor são um fogo sem medida, e ao dizer isto guardamos apenas uma aproximação, pois não são exatamente um fogo a loucura e a impulsividade e o não ter limites os atos e ações daqueles anos, menos própria será a comparação do amor que amadurece ao fogo que lentamente se apaga. Pois se esse amor guarda correspondência com o próprio amadurecimento, e portanto faz sua casa nas rugas do rosto, e por rugas lembrarmos sempre os efeitos do sol ao longo do tempo na matéria couro do semblante, isso não quer dizer que o amor antigo, por lembrar sol e destruição do frescor, venha a ser um inventário de perdas.

Pois as perdas na vida não são um número de sinal negativo. Diríamos, num primeiro impulso, que as perdas se reservam em experiência. Dizendo menos mal, diríamos que as perdas na vida organizam um novo ser, porque a vitória não é bem um metódico e unidirecional fazer a coisa certa. Que a vitória é um fazer inúmeras coisas erradas, que ao receberem uma reflexão iluminam o fazer a coisa menos errada. Que a vitória sobre as trevas é como um labirinto que oculta o caminho secreto até a maravilhosa saída. Mas ainda aí, nessa tradução de perdas, o amor amadurecido ainda não é alcançado. Pois para ele, para esse amor que sofreu mudanças ao longo dos anos, o que há e o que houve não são bem perdas. É exatamente uma perda o não levar a amada para a cama com a mesma freqüência dos primeiros tempos? Um cínico, míope, diria que sim. Que uma coisa é fazer sexo, e aqui mais se mostra a miopia ao fazer equivalentes o amor e o sexo, pois uma coisa seria fazer sexo três vezes por dia nos 30 dias de um mês, todos os meses, e outra bem diferente é fazer sexo quando Deus, a conveniência, a oportunidade e as forças forem servidas. Já nessa resposta o cínico não vê a etapa superior que é o prazer que conhece sobre a fome onívora. A coisa madura evita caminhos precários, enquanto a coisa verde segue às cegas até atingir uma satisfação sempre insatisfeita.

É claro que o amor que amadurece não nos deixa menos carnais, mais virtuosos ou santos. De um ponto de vista menos prático, ele é a transformação daquele sentimento juvenil que só desejava a própria satisfação. Que em vez de abrigar buscava urgente abrigo. Em lugar da busca de formas perfeitas, e sabe-se lá o que a carência idealizava como perfeitas, coxas, busto, ventre, rosto, perfume e fetiches exuberantes, esse amor maduro compreende que a estação das formas fôrmas não se guarda nua em mármore. Que aquela pedra é forma oca de experiência. Mas que nem por isso esse amor transformado é um sentimento outonal, do ocaso. Ele não é o sentimento de alguém que vê a chuva batendo na janela, e aconchegado no calor da sala se diz, “para a rua não poderei mais sair”. Ele é apenas, talvez, uma doce intimidade conquistada. Sujeito a trovoadas, tempestades, pois a vida não é de paz, dentro e fora do sentimento. Mas sem aquelas soluções terminativas, definitivas, dos arroubos sectários dos primeiros anos, “ou isto ou aquilo”.

Esse amor maduro diz melhor, fala melhor às sístoles e diástoles do coração velho. Dele fala melhor o que não é conceito, ao que é essencial encarnado no destino de toda a gente. E o essencial é que as rugas, as gorduras, os ossos frágeis do objeto que se ama se revelam uma fortaleza. O amor que amadurece ama a pessoa exatamente nesse tempo de aparente decadência física, e por causa mesmo dessas formas frágeis. As fragilidades físicas se tornam uma qualidade, pois remetem a uma história comum. Esse amor apenas deseja dizer, “saiba que aprendi muito a amar as suas rugas”. O que quer dizer, ele, esse novo amor, não quer vê-la sozinha, ele a quer a seu lado nos próximos, nos poucos e infelizmente poucos anos que lhes restam.

Como flores na praia açoitadas pelo vento. Até que venham as ondas e tudo cubram.


Urariano Mota, escritor e jornalista, autor de “Soledad no Recife” (Boitempo – 2009) seu último romance, indicado como um possível livro do ano pelo conceituado site Nova Cultura, elaborado e administrado na Alemanha, com os destaques literários da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É colunista do site Direto da Redação, edita o blog SAPOTI DE JAPARANDUBA http://urarianoms.blog.uol.com.br/

Colaboração do amigo Horácio Gomes


...........................................................................

SEJA FELIZ E PRONTO...




A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.

A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações,
dores e afins.

No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?

Ha ha ha ha ha ha ha ha!

Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?

É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?

Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... A realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim.

Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.

Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.

Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria.

Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.

Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus, confie e espere só NELE e pra relaxar que tal um cafezinho gostoso agora?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios". "Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche".

Seja você mesmo sempre e VIVA A VIDA!!!!
Arnaldo Jabor






terça-feira, março 09, 2010

A Paz



Acordo de Paz
Calunga/Rita Foelker

Eu sei que você quer paz. Todo Espírito quer. Paz é harmonia completa consigo e em si. Sentir-se pleno, grandioso e humilde.

Se é paz que você procura, então faça paz aqui, agora. Isso de querer paz pro futuro não existe, porque paz vem de atitude interior, e atitude interior não se planeja nem se adia. Age-se.

Viva como se a paz já estivesse em você. Sinta o que ela é. É uma melodia suave? É uma brisa? É o alto de uma montanha? É barulho de água correndo? É azul celeste?

Relaxe. Baixe a guarda, você não será atacado. Você não é atacável. Não tem nada que falem ou que façam, que seja capaz de tirar você deste sentimento.

Respire a paz. A paz é feita de brandura. Fale com brandura. Olhe com brandura. Sorria brandamente. Olhe para cada coisa como ela é, porque a ilusão é guerra com a realidade, e se você está na ilusão, está em luta.

Se você está na ilusão de ser perfeita, está em guerra com a sua verdade. Se está na ilusão de ser imperfeita, não vê o brilho de suas qualidades.

Apenas seja você. Não se julgue, não se classifique, não se compare. Não pense que devia ter mais do que tem, ou que devia fazer mais do que faz. Apenas usufrua o que tem, e descubra o prazer de cada atividade.

Deus não espera nada de você, você é quem sabe o que, quando e onde.

Deus não manda você ser, ter ou fazer nada. O mundo diz pra você ser, ter ou fazer, mas o mundo não existe pra fazer exigências. O mundo é o que é, tem o sabor que tem, tem o cheiro que tem, às vezes é melhor, outras vezes, pior, mas é o mundo: não brigue com ele. O mundo precisa de amor, não de briga.

Sua mãe, seu pai, sua melhor amiga, seu filho e sua filha são o que são. Sorria pras suas manias, o seu jeito gozado de dramatizar as coisas, de reclamar. E vai amando...

Faça tudo por amor; nada por obrigação. E se disserem que você tem obrigação, diga que só o amor manda em você, porque ele é um sentimento irresistível que sai do seu peito e vai conduzindo você pelos rumos da vida.

O dia em que você atende a este amor que fala no seu peito, é quando você descobre a verdadeira paz.

Então, que não seja a paz uma palavra que eu digo, mas a semente que eu planto, a flor que cultivo e deixo crescer.

Não seja a paz um ideal que persigo, mas o xale que eu teço, o bem que preciso e faço acontecer

....................................................................................